Provavelmente, você já ouviu um dentista falar sobre a restauração dental, certo? A técnica é muito comum e aplicada em casos em que é necessário reparar uma parte do dente afetado de alguma forma.
É um dos procedimentos mais procurados em um consultório odontológico, pois auxilia a restabelecer a função mastigatória, além de melhorar a estética da boca. Sem contar que a restauração dental é considerada um processo simples, rápido e sem dor.
Quer entender melhor como funciona uma restauração dentária e quais as suas principais características? Continue a leitura do artigo abaixo. Confira!
O que é uma restauração dental?
A restauração dental é um procedimento de reconstrução de um dente danificado, seja por conta de uma cárie ou fratura. Ela é realizada por um dentista, que busca repor tanto a parte funcional quanto a parte estética dos dentes.
A definição do material utilizado no tratamento depende diretamente da quantidade de estrutura perdida, sendo assim, é importante que o paciente seja avaliado por um especialista, que poderá orientá-lo quanto ao procedimento.
Muitas clínicas de dentistaSão Paulo possuem excelência nesse e em outros tratamentos odontológicos, como aparelho dentário ipiranga. Portanto, faça a sua pesquisa e encontre uma boa opção para você.
Quais os tipos de restauração dental?
A restauração dental pode ser feita de duas formas. Os dois tipos do procedimento são considerados seguros e são capazes de reconstruir partes do dente que sofrem de cárie, fratura, ou ainda, do próprio desgaste natural. Conheça tais tratamentos:
Restauração dental de porcelana
A porcelana é o material mais indicado quando a intenção é estética, isso porque, ela possui aspecto semelhante ao dente e consegue chegar o mais próximo da tonalidade original, o que deixa o sorriso com uma aparência mais natural e harmoniosa.
Muitos dentistas recomendam o uso do material para reparos, principalmente quando eles ocorrem nos dentes frontais, já que a porcelana não aparenta os sinais de tratamento, deixando os resultados muito mais discretos.
O custo desse tratamento pode ser mais elevado, sendo que há necessidade de enviar um molde do dente para um laboratório, para que depois seja feita a reparação no consultório odontológico.
Restauração dental por resina composta
É o modelo mais comum de tratamento, por conta do custo-benefício e da durabilidade. Sua coloração também é parecida com a dos dentes, o que fornece um sorriso mais natural ao paciente.
O processo de restauração dental por resina composta é rápido, podendo ser feito no mesmo dia. Além de ser flexível, o material é resistente e de qualidade, já que a fixação dele é garantida, mesmo durante a mastigação.
A partir da limpeza e da remoção das bactérias presentes, o dentista utiliza um sistema de união que adere à resina do dente. Por fim, ele realiza a aplicação direta na região afetada. O material somente se solidifica quando exposto à luz, o que facilita a confecção do molde e o procedimento como um todo.
Além dessas, existem outras opções de material para a realização do reparo dentário, entre elas, o ionômero de vidro, a amálgama e o cerômero. A escolha do melhor tratamento deve ser feita em conjunto com o especialista. Sem contar que o tipo lesão do dente e o orçamento disponível também são fatores a levar em conta na decisão.
Quando o tratamento é indicado?
Melhorar a autoestima, eliminar infecções e prevenir problemas na fala e na mastigação são alguns dos propósitos da restauração dental. Ela auxilia na manutenção da saúde bucal e evita transtornos. Veja algumas das finalidades desse procedimento:
● Remover cáries;
● Recuperar a cor do dente;
● Proteger os dentes contra desgastes;
● Reconstruir dentes lesionados.
Diferença entre reconstrução dental e obturação
Muita gente costuma confundir os dois procedimentos, que não são iguais. Enquanto a restauração é feita na coroa do dente, a obturação se refere ao selamento do canal radicular, ou seja, a raiz do dente.
Ambas as técnicas trazem benefícios para a saúde bucal, sendo que a primeira é responsável por recompor a estrutura da coroa dental, parte visível do dente, Já a obturação veda os os canais com certo material após o tratamento de canal, que remove a polpa do dente.
É possível combinar os métodos quando necessário, contudo, o dentista Ipiranga deve ser consultado, para garantir mais segurança e qualidade no tratamento.
Onde posso realizar uma restauração dental?
Encontrar um bom dentista Ipiranga não é uma tarefa fácil, entretanto, existem muitos profissionais competentes e com experiência no mercado, que podem lhe indicar o tratamento odontológico ideal para você.
Além da restauração dental, outros procedimentos para melhoria na saúde bucal ou fins estéticos podem ser realizados pelo dentista, como lente de contato dental, tratamento de canal, extração de sisoe clareamento ipiranga . Procure por um dentista da sua região e já marque a sua consulta com antecedência, a saúde bucal deve estar sempre em primeiro lugar.